segunda-feira, 28 de abril de 2014

Assine a Petição: Preservar as Áreas Naturais Particulares de Curitiba com suas Florestas de Araucária ameaçadas de extinção.


RPPNM - RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL MUNICIPAL

 RPPNM Criada: Floresta Preservada

 

Com a grande expansão imobiliária em Curitiba, as áreas verdes particulares da cidade estão sendo ameaçadas. A pressão é grande e grande também o prejuízo ambiental que está sendo causado à biodiversidade dos poucos remanescentes de floresta com araucária.


Araucária com mais de 300 anos na RPPNM AIRUMÃ



Em Curitiba ainda podemos encontrar remanescentes de matas com araucárias em estado razoável de conservação, sendo que 77 milhões de metros quadrados (ou 17,97%) da superfície do Município são recobertos por vegetação de porte arbóreo. 

Deste total, a maior parte da vegetação que a cidade ainda possui, ou seja, 75% estão concentradas nas propriedades particulares, e os outros 15% referem-se às áreas públicas.

A Prefeitura Municipal de Curitiba institui em 2006 uma nova Lei Municipal (Lei 12.080 de 2006), criando a RPPNM-Reserva Particular do Patrimônio  Natural Municipal, uma  política pública inovadora que poderá garantir aos últimos remanescentes da vegetação nativa particular do município sua perpetuidade, mediante compromisso de conservação legalmente assumida pelo proprietário, ao transformar sua área numa RPPNM que em contrapartida pode receber benefícios pela sua ação. 


A RPPNM é uma iniciativa pioneira, em grande área urbana, do município de Curitiba e tem despertado interesse em diversos proprietários de áreas contendo bosque nativo. Porém, a falta de clareza no tratamento da lei, incerteza quanto aos benefícios a serem recebidos, entre outros fatores, estão inviabilizando o sucesso desta importante ação pública de conservação de ambientes naturais urbanos.
 
Sem o devido apoio a esta iniciativa, Curitiba corre o risco de reduzir drasticamente nas próximas décadas a biodiversidade dos seus últimos remanescentes de florestas de araucária, podendo deixar de ser nos anos vindouros a “Cidade Verde” tão homenageada mundo afora! 


Para saber mais e apoiar esta iniciativa acesse:


 http://www.avaaz.org/po/petition/Preservar_as_Areas_Naturais_Particulares_de_Curitiba_com_suas_Florestas_de_Araucaria_ameacadas_de_extincao_1/?nRmkIab

Sem comentários:

Enviar um comentário