segunda-feira, 6 de abril de 2015

Crise da água: Proposta para ajudar a financiar a recuperação de mananciais

Os projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSAs) podem ajudar a conservar nossos mananciais, protegendo rios e nascentes



Parque Ecológico do Tietê, por onde passa o rio Tietê, entre Guarulhos e a Barragem da Penha. Imagem produzida para ilustrar a matéria sobre todo o percurso do Rio Tietê em São Paulo, desde sua nascente na cidade de Salesópolis (SP) (Foto: Marcos Camargo / Editora Globo.)
Parque Ecológico do Tietê, por onde passa o rio Tietê, entre Guarulhos e a Barragem da Penha. (Foto: Marcos Camargo / Editora Globo.)


A importância da conservação e recuperação das florestas e dos solos ficam mais evidentes nesta época de crise da água. Para isso, é preciso lembrar da importância de políticas públicas para gestão dos recursos naturais. Estas podem ter diversas formas, como o planejamento, a educação ambiental e o comando e controle, que inclui o licenciamento e a fiscalização. 

Nos últimos tempos e cada vez mais vem à tona os chamados instrumentos econômicos. Estes também têm vários tipos, sendo os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSAs) um dos mais conhecidos e falados. 
Em geral se definem os serviços ecossistêmicos como os prestados pela natureza à sociedade humana (a regulação do clima, a oferta de água, etc). Já os serviços ambientais são as iniciativas individuais ou coletivas que favorecem a manutenção, recuperação ou melhoria dos serviços ecossistêmicos.
A proteção dos mananciais, então, é um exemplo concreto de serviço ambiental. O PSA é a retribuição, com dinheiro ou outras formas (como prestação de serviços, incentivos, políticas públicas específicas e outros benefícios) por este serviço.

Diversos estudiosos, políticos e movimentos apoiam e reivindicam a implantação destes mecanismos, para apoiar as pessoas e comunidades que protegem e melhoram os recursos hídricos, a biodiversidade, a regulação do clima e a passagem, dentre outros serviços.

Quer saber mais? Acesse:

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/01/crise-da-agua-proposta-para-ajudar-financiar-brecuperacao-de-mananciaisb.html

Sem comentários:

Enviar um comentário